Automação: como incorporar?

Por Tulio Miranda - 28/08/18

No processo de evolução e transformações tecnológicas, e também na automação, podemos nos deparar com inovações incrementais e disruptivas, as quais ocorrem em intervalos de tempo cada vez menores.

Caso queira saber um pouco mais sobre automação, visite o artigo: Automação residencial: o que é?

As inovações incrementais são pequenos ou significativos avanços que vão melhorando produtos e soluções pré-existentes, mas sem modificar as características básicas originais como, por exemplo, as sucessivas atualizações em eletrônicos como celulares e TVs, que corrigem falhas ou acrescentam novas funcionalidades.

As inovações disruptivas ou radicais são apresentadas como um processo totalmente inovador e quebram paradigmas. Podem ocorrer por meios ainda não explorados ou por produtos e soluções que transformam sensivelmente o mercado, gerando demandas até então inexistentes.

Podemos citar como exemplo o surgimento dos smartphones, que além de funcionarem como telefones, também tiram fotos, servem como navegadores GPS e diversas outras funcionalidades, o que fez o mercado de câmeras digitais amadoras e de catálogos de mapas urbanos, que até então dominavam o mercado, serem praticamente abandonados.

Seja a inovação incremental ou disruptiva, para que o profissional comece a implementá-la, ele deve acompanhá-la através de um processo de atualização, mas isso só ocorre se ele for apresentado a ela, como na automação.

Este artigo tem como foco, reforçar a importância da apresentação e incorporação de novas tecnologias e soluções, que possam potencializar os projetos dos profissionais e empresas do setor de arquitetura e da construção civil.

Automação e a falta de divulgação e aprofundamento no tema

É evidente a falta de informação objetiva e de qualidade em um segmento tão promissor como o de automação para um público tão importante como os arquitetos, designers de interiores e engenheiros.

Identificamos o desconhecimento das tecnologias e soluções as quais já existem e estão disponíveis no mercado brasileiro antes mesmo de falarmos sobre como funcionam, se aplicam, seus custos e as suas vantagens e benefícios.

Para citar alguns exemplos, a automação residencial ainda é pouco conhecida e, embora muitos já tenham escutado falar sobre ela, desconhecem o seu potencial, as possibilidades de aplicação e o retorno que pode ser gerado com o seu uso.

Um outro aspecto é o desconhecimento de que a tecnologia empregada em um segmento também pode ser aplicada em outro, mas com propósitos diferentes, como seria para o residencial, corporativo/comercial ou predial.

Uma outra solução interessante, o sistema de aspiração central, muito popular nos Estados Unidos, também se mostra pouco conhecido, embora já existam muitos lares e empresas utilizando o sistema no Brasil, um mercado muito promissor.

Esses mesmos pontos acabam sendo espelhados nos demais projetos, como home theater, som ambiente e gestão energética.

A divulgação direcionada das novas soluções e tecnologias aliadas a ações de atualização com conteúdo assertivo é fundamental para alcançar e multiplicar o potencial dos projetos realizados por esses profissionais do setor da construção.

O objetivo maior é a transformação do modo de viver e trabalhar das pessoas e proporcionar soluções mais econômicas e sustentáveis.

Motivação para a realização do workshop de automação

Com base no que foi constatado, pensamos em como apresentar esse tal conteúdo relevante sobre automação, trazendo tendências da área de tecnologia e como aproveitá-las para potencializar os projetos como diferencial competitivo.

A maioria dos artigos e eventos, que ainda são poucos, são mais conceituais e focados explicitamente na venda de produtos e soluções, faltando material estruturado. Em outras palavras, costumam apresentar como os produtos e soluções para o segmento de automação funcionam, apresentando as suas “tradicionais” funcionalidades e recursos, o que realmente é muito interessante, mas quando pensamos nos profissionais que farão o uso, como arquitetos, engenheiros civis e designers de interiores, isso não é o suficiente, o que gera muita insegurança e, consequentemente, a não aplicação delas.

Quando alguém nos apresenta uma nova tecnologia ou solução que possa agregar valor aos projetos, além de entender o funcionamento, e antes de incorporá-la, é essencial entendermos muito bem cada aspecto relevante de um projeto de automação, como:

• Arquitetura da solução;
• Composição do sistema;
• Funcionamento;
• Recursos e funcionalidades;
• Possibilidades;
• Vantagens e benefícios;
• O que é preciso para implementá-la;
• Quais aspectos podem influenciar nos demais projetos complementares;
• Em que momento executar;
• Qual profissional responsável a consultar.

Interação do público presente

Após longo tempo pesquisando, formatamos o conteúdo de acordo com o que foi relatado acima e realizamos o Workshop de Automação de Ambientes.

A interação foi muito alta, visto que o que foi apresentado não teve foco comercial. A estruturação desse material se deu e foi voltada a mostrar o passo a passo de cada projeto de automação, áudio e vídeo, gestão energética e aspiração central dentro de um projeto arquitetônico.

Identificamos que é muito melhor realizar eventos com tópicos mais específicos, com mais profundidade e conforto, realizando eventos menores, mas com maior detalhamento.

Próximos workshops?

Os workshops são, sabidamente, uma grande oportunidade de atualização, aprendizado mais prático e funcional, de fazer contato direto com os especialistas no assunto, realizar perguntas específicas e eliminar dúvidas.
Como consequência, também é o espaço ideal para estabelecer novos contatos, conhecer as tendências e trocar experiências com os demais participantes.

Por esta razão, tornaremos os workshops regulares, selecionando um tema especial que venha de encontro às necessidades dos arquitetos, engenheiros e designers de interiores.

Faz parte do setor de arquitetura, design de interiores ou construção civil e gostaria de participar dos próximos eventos?

Entre em contato, conte-nos qual o assunto do seu maior interesse.

Tulio Miranda