Acessibilidade: praticidade e autonomia por meio da automação residencial

Por Tulio Miranda - 05/07/21

Acender e apagar luzes, ligar e desligar ar-condicionado, abrir e fechar persianas, trancar portas, ligar e desligar TV são atividades tão rotineiras que nem sempre você se dá conta que está fazendo, certo?

Mas será que para todo mundo o esforço é o mesmo?

Hoje falaremos sobre como a automação residencial traz praticidade e autonomia para deficientes físicos e idosos.

Boa leitura!

Automação para deficientes físicos

Abrir e fechar persianas é, muitas vezes, um obstáculo para cadeirantes. O mesmo pode ocorrer quando o interruptor está em pontos altos na parede e o objetivo seja acender e apagar luzes.

Outra tarefa que pode não ser tão simples, como por exemplo para um deficiente visual, é o trancamento de portas. O interfone toca e todo o trabalho começa: saber quem chegou, encontrar a chave certa, ir até a porta e ainda encontrar a fechadura.

Ou seja, a ausência de adaptações apropriadas em residências pode prejudicar a acessibilidade de pessoas que possuem algum tipo de limitação. Elas se deparam, diariamente, com diversas dificuldades de locomoção e acesso, o que limita ou mesmo inviabiliza sua independência.

Contudo, a automação residencial traz essa tão sonhada INDEPENDÊNCIA. Através de tablets, smartphones e assistentes de voz, ela permite que estes usuários controlem os diversos equipamentos da casa, atendendo, assim, a diferentes tipos de necessidades.

Automação para idosos

Para assistir aquele filme tão esperado pelo vovô, a quantidade excessiva de controles remotos pode ser uma barreira para o idoso. Além disso, lembrar de tomar remédio também pode ser um desafio para ele. Bem como levantar da cama durante a noite no escuro.

Assim como para os deficientes físicos, a automação residencial traz mais INDEPENDÊNCIA a vida do idoso. Sabe-se que muitos deles são totalmente independentes e seguem uma rotina sem auxílio de outras pessoas. Entretanto, várias tarefas dentro de casa podem ser facilitadas se o ambiente for automatizado. Entre diversas soluções, destacamos:

  • Acendimento automático de luzes noturnas que indiquem o caminho para o banheiro;
  • Controle de medicamentos;
  • Painéis de alarme;
  • Sensores de gás, fumaça e inundação;
  • Acionamento remoto de persianas e/ou cortinas;
  • Controle único para a utilização de um home theater.

Está à procura de um profissional para o seu projeto?

Para mais informações, entre em contato e agende uma consultoria com um de nossos profissionais.

Tulio Miranda