Perguntas Frequentes

Qual o melhor momento para pensar em um projeto de automação, sonorização ambiente ou home theater?

Primeiro, destacamos a importância da sinergia entre todos os profissionais envolvidos, como arquitetos e designers de interiores já no início do projeto.

Nesse momento, são consideradas as tecnologias e a infraestrutura necessária para que você possa obter a melhor experiência, sem limitações, além de um menor tempo de execução e custos otimizados.

É possível aplicar automação em casas já existentes?

Sim. Também casas novas, em reforma ou em construção.
Para isso, fica por conta do integrador de automação definir o sistema e a infraestrutura necessária para viabilizar o seu projeto.

Qual a infraestrutura necessária?

Depende da solução para cada projeto. Tanto para projetos de automação quanto para áudio e vídeo, existem sistemas cabeados ou com transmissão sem fio. A solução também pode ser híbrida, mas normalmente serão necessários, além do cabeamento elétrico tradicional, cabos de rede ou específicos para áudio e vídeo e automação.

O que é possível integrar via sistema de automação?

Sistemas ou equipamentos de iluminação, áudio e vídeo, climatização, alarme e câmeras de monitoramento, controle de acesso e fechadura eletrônica, entre outros. Em geral, a maioria dos equipamentos eletroeletrônicos permitem o controle total ou de algumas funções básicas.

A automação agrega valor ao meu imóvel?

Sim. A automação melhora muito a qualidade de vida das pessoas, tratando aspectos como a produtividade/praticidade, conforto, acessibilidade, segurança e torna os ambientes mais econômicos e sustentáveis.

Como consequência, os imóveis com essas tecnologias embarcadas são bem mais valorizados e, para os arquitetos, os seus projetos ganham maior visibilidade e relevância.

Qual o custo de um projeto de automação?

Todos os projetos são personalizados, de acordo com as necessidades individuais ou coletivas dos residentes e por isso não é possível estimar. O custo vai depender também da quantidade de ambientes, equipamentos, tipos de acionamentos, entre outros aspectos. Existem várias soluções e valores para cada bolso.

Posso integrar os equipamentos já existentes no sistema de automação?

Depende do tipo de equipamento e do que você espera dele após ser integrado na automação. Nós sempre avaliamos a compatibilidade do seu equipamento com o que você espera da experiência na entrega do projeto, já considerando atualizações ou expansões futuras.

Quais tipos de ambientes podem ser automatizados? Posso começar pelo meu home theater?

Qualquer tipo de ambiente. Seja ele residencial - casas e apartamentos, corporativo - escritórios e salas de reunião, comercial - bares, restaurantes, academias e clínicas, ou ainda, áreas comuns de condomínios.

É possível começar por apenas um ambiente ou, por exemplo, apenas pelo sistema de iluminação, já deixando a infraestrutura necessária para expansão futura.

Como funciona a manutenção após a instalação?

Em um projeto ideal, temos um tripé: projeto de automação, de redes e elétrico.

Quando esses três projetos são bem elaborados e compatibilizados entre si, a manutenção tende a zero. Surpresas podem ocorrer, como uma descarga elétrica, etc.

Nesses casos, nos esforçamos para garantir o pleno funcionamento de seu sistema por anos após a instalação através do nosso suporte técnico.

É possível atualizar o sistema no futuro?

Para garantir a maior longevidade e aproveitamento do que há de melhor no mercado, é preciso ter uma infraestrutura melhor preparada para receber as tecnologias ou funcionalidades que são tendências hoje, podendo ter o seu hardware e software atualizados quando for conveniente.